29/08/2017
Subseção realiza mais uma edição do evento “OAB na Universidade”

No último dia 22/08, a OAB/NH realizou, na Universidade Feevale, a segunda edição do evento OAB na Universidade, que tem como principal objetivo a aproximação do acadêmico com a Ordem.

Compondo a mesa, estavam presentes o coordenador do curso de Direito da Feevale, Alexandre Marlon da Silva Alberton; o Presidente da OAB/RS, Ricardo Breier; a Presidente da OAB/NH, Regina Abel; o Conselheiro Seccional José Adelmo de Oliveira; a presidente da Comissão do Jovem Advogado, Carolina Alexandrino; e o integrante do Conselho de Ética e Disciplina da Subseção, Frederico Costa De Boni.

O presidente da OAB/RS aproveitou o encontro para destacar o trabalho realizado pela entidade neste momento de crise institucional no Brasil. Breier trouxe temas da palestra que vem apresentando em todo Rio Grande do Sul, “Brasil, Liberta-te! O papel da OAB/RS nas crises e garantia dos direitos do cidadão”. “Nosso trabalho é incansável para fortalecer a advocacia e garantir a cidadania. Temos um desafio enorme pela frente, que é mudar esse modelo político que está atuando há décadas, baseado no patrimonialismo e na submissão da população”, destacou.

Ele lembrou a campanha “Voto Consciente” que está sendo preparada para as próximas eleições. “Temos de começar essa mudança agora. A OAB/RS vem fazendo seu trabalho, denunciando abusos e decisões onde a Constituição Federal é ignorada. Mas o esforço deve ser conjunto”, frisou. Breier ainda acrescentou que a mudança ou atualização de algumas leis do país só irá ocorrer com um novo o perfil do Congresso Nacional. “Os bons políticos estão calados e quem está sofrendo é a população com governos que usam dinheiro público para se manter no poder”, completou.

A Presidente da Subseção, Regina Abel, aproveitou para enfatizar que a OAB/RS é muito mais do que a entidade que aplica o Exame de Ordem: “A Ordem permite a prática da advocacia, atenta para garantir a segurança nas prerrogativas dos advogados”. Ela destacou os nomes de Breier e do atual Presidente da OAB Nacional, Claudio Lamachia, como lideranças atuantes em favor da categoria. “Eles têm sido responsáveis por mudanças importantes e positivas em nossa entidade. E, da nossa parte, seguiremos trabalhando para aproximar a OAB/RS e os estudantes de Direito”, finalizou.

Também se pronunciaram no evento José Adelmo de Oliveira, Carolina Alexandrino e Frederico Costa de Boni.

Após as exposições, os participantes fizeram perguntas aos representantes da Ordem.

Confira o vídeo da TV Feevale sobre o evento, disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=YF7BowPOD2I

Fotos: Ana Jesus Fotografia