NOTÍCIAS

BUSCA
refinar busca
a

Notícias

23/06/2015
Solenidade de Implantação do Sistema PJe na Justiça do trabalho de Estância Velha

Aconteceu nesta segunda-feira (22/06) a Solenidade de Implantação do Sistema PJe na Justiça do trabalho de Estância Velha. 

O Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) foi implantado no município de Estância Velha, e contou com participação da Vice-Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), Desembargadora Ana Luiza Heineck Kruse, O Prefeito Municipal de Estância Velha, Sr José Waldir Dilkin, o Membro da Comitê Gestor Regional do PJe e Juiz do Trabalho Ricardo Fioreze e o Juiz Titular da Vara do Trabalho de Estância Velha Volnei de Oliveira Mayer. 

“Atualmente, o PJe-JT é utilizado por 117 Varas do Trabalho e nove Postos Avançados na Justiça do Trabalho gaúcha. A implantação do sistema em todas as unidades do Estado deverá ser concluída no dia 16 de outubro deste ano.” Destacou a Desembargadora Ana Luiza Heineck Kruse. 

A Solenidade teve a participação da OAB Subseção de Novo Hamburgo, com a presença de Dra Ivete Dieter presidente da OAB/NH, Dr Carlos Henrique Klaser Neto vice-presidente da OAB/NH, Dra Rosângela Inês Endres secretária-geral Adjunta e Dr José Cacio Auler Bortolini tesoureiro da OAB/NH. O conselheiro da seccional da OAB/RS Dr Carlos Henrique Klaser Filho e a presidente do Movimento #PazNovoHamburgo, Andrea Schneider também estiveram na solenidade. 

Dra Ivete Dieter, ressalta que “Hoje é um dia para ser comemorado. Pelo excelente trabalho desenvolvido. É indispensável também a reflexão e prudência na utilização desta nova ferramenta, a qual sabemos, é o futuro de nosso judiciário.“ complementa ela. 

O processo eletrônico elimina o uso do papel, garante maior segurança e automatiza diversos atos processuais. A celeridade é uma das principais vantagens do sistema, que reduz de forma significativa o tempo de tramitação dos processos. Estatísticas da Justiça do Trabalho gaúcha demonstram que o PJe-JT reduz em 51% o tempo médio entre o ajuizamento e o julgamento dos processos na comparação com o meio físico. 

Para os advogados, o processo eletrônico diminui a necessidade de deslocamento até as unidades judiciárias e possibilita o peticionamento via internet 24 horas por dia. O sistema também permite a consulta processual por login e senha, inclusive a partir de dispositivos móveis, como tablets e smartphones. 

Mais sobre a unidade: A Vara do Trabalho de Estância Velha foi inaugurada em 26 de novembro de 1993. O juiz titular da unidade é o magistrado Volnei de Oliveira Mayer. Sua jurisdição abrange os municípios de Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti e Santa Maria do Herval.

Imprensa OAB/NH