22/09/2015
Rio Grande sedia Colégio de Presidentes da OAB/RS nesta quinta (24) e sexta-feira (25)

De 24 a 26 de setembro de 2015 será realizado o VI Colégio de Presidentes da OAB/RS - Gestão 2013/2015 em Rio Grande/RS. O evento, que discutirá os rumos da profissão, contará com a participação da presidente da subseção, Márcia Schwantes, e demais integrantes da diretoria executiva, que estarão representando os advogados pertencentes à entidade.
O evento reunirá os dirigentes das 106 subseções, para participar do fórum de debates de temas fundamentais da advocacia e da cidadania.

O Colégio de Presidentes das Subseções da OAB/RS vai trazer debates sobre honorários/alvarás, exercício da advocacia, defesa das prerrogativas, dificuldades de prestação jurisdicional e questões da cidadania e do poder público nesta quinta (24) e sexta-feira (25), em Rio Grande.

Serão 106 subseções de todo o Estado, reunidas para discutir e refletir as principais pautas da advocacia e cidadania gaúcha, junto com as diretorias da seccional, da Caixa de Assistência dos Advogados, da Escola Superior de Advocacia, e os conselheiros federais e seccionais. Também estará presente o vice-presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia.
Debater e apontar diretrizes para a atuação conjunta da seccional
“Toda a pauta de discussões é indicada previamente pelos próprios presidentes. Vamos debater e apontar diretrizes para a atuação conjunta da seccional com as subseções, a CAA/RS e a ESA, fortalecendo o conceito do Sistema OAB”, afirma o presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci.

Segundo o secretário-geral da Ordem gaúcha e responsável pela organização do evento, Ricardo Breier, o Colégio é realizado duas vezes por ano, atendendo previsão estatutária. “Após um longo dia de debates, análises e votações, será elaborada a Carta de Rio Grande, contendo as conclusões e deliberações das 106 subseções”, ressalta Breier.

O coordenador das subseções da entidade, conselheiro seccional Jorge Fara, lembra que o evento é um momento de integração de todas as regiões do Estado. “Temos um conceito de gestão compartilhada com as subseções. As oficinas de trabalho das interiorizações regionalizadas, por exemplo, são a síntese dessa atuação, que se unifica nos debates do Colégio de Presidentes”, declara Fara.

Rio Grande como anfitriã
Para o presidente da subseção de Rio Grande, Everton Pereira de Mattos, Rio Grande ser a anfitriã é um momento único para os mais de mil advogados do município. “Estamos muito honrados. Vai trazer um brilho especial para a nossa cidade, que vem crescendo cada vez mais e, por isso, merece receber um evento desse porte”, disse.

Fonte: Imprensa OABRS
Imprensa OAB/NH