30/06/2015
Reunião aberta da OAB/NH com o presidente da OAB/RS, Dr Marcelo Bertoluci.

A OAB Subseção de Novo Hamburgo recebeu o presidente da OAB/RS, Dr Marcelo Bertoluci, para uma reunião aberta nesta segunda-feira (29) na sede da subseção (Rua Bayard de Toledo Mércio, 350), para aproximar a classe local aos debates itinerantes promovidos pela atual gestão da Ordem gaúcha, ouvir demandas e debater soluções. Acompanhou o Dr Marcelo o presidente da ESA Dra Rafael Canterji.

O encontro contou com representantes da diretoria da subseção de Novo Hamburgo e advogados do município. Entre eles, estiveram presentes, a presidente da OAB subseção de Novo Hamburgo Dra Ivete Dieter, o vice-presidente da subseção Dr Carlos Henrique Klaser Neto, o tesoureiro da subseção Dr José Cacio Auler Bortolini, o Secretário-Geral da subseção Dr Everson Régis de Vargas, a Secretária-Geral Adjunta da subseção Dra Rosângela Inês Endres, e a juíza-diretora do Foro da Comarca Dra Traudi Grabin, o conselheiro da seccional Dr Carlos Henrique Klaser Filho, diversos conselheiros subseccionais e advogados locais.

O DCE Feevale (diretório central dos estudantes) esteve presente, realizando um convite ao Dr Marcelo Bertoluci, para sua participação no debate sobre a reforma política que será realizada na Calourada DCE Feevale 2015/02. O convite foi entregue por Lucas Lima, representando o DCE.

Três representantes dos Serventuários da Justiça Estadual (SindiJus-RS) compareceram a reunião para trazer suas reclamações e pedidos, e uma solicitação de apoio da OAB a sua causa. “Somos 28 funcionários, e dois sozinhos tem 5 mil processos somente da vara da família para trabalhar” explicou uma das representantes, que preferiu não se identificar.

A presidente da subseção, Ivete Dieter, afirmou que o momento serviu para o diálogo. “O encontro propiciou fortalecer a aproximação com a Ordem e foi importante para debater, trocar ideias e apresentar soluções da nossa subseção, agradecemos a presença de todos e por participarem de nossas ações”, frisou.

Durante a reunião, os advogados mencionaram a falta de servidores no Poder Judiciário da cidade. Bertoluci destacou que a Ordem gaúcha tem dialogado com o Tribunal de Justiça, debatendo formas de reverter a situação. “Desde 2007, quando se iniciou a gestão Lamachia, temos buscado não mais bater de frente com o Poder Judiciário, e sim dialogar, expondo as demandas da advocacia com respeito e exigir o mesmo respeito por parte do Tribunal. Atuar coletivamente e com respeito são a base para construção de melhorias para todos”, disse.

Outra demanda dos advogados locais diz respeito à implantação do PJe. Bertoluci enfatizou que a Ordem gaúcha está realizando capacitações e certificações digitais para advogados em diversas partes do Estado.

“Já capacitamos mais de oito mil profissionais para os diferentes processos eletrônicos do RS e realizamos a certificação digital de 30 mil advogados”, declarou. Bertoluci ainda reiterou a importância do Escritório Digital na atividade profissional da classe: “ao utilizar a ferramenta, o advogado não vai precisar ingressar no sistema de cada um dos cerca de 30 tribunais do país que utilizam o processo eletrônico para encontrar a movimentação dos autos e intimações. O avanço mais significativo é que o acesso será por meio de login e senha, mantendo a segurança para o usuário”.

Os advogados presentes trouxeram suas angústias e preocupações com a advocacia e cidadania atual, destacando o discurso do decano da subseção Dr Adalberto Alexandre Snel que ao final ponderou os problemas que vem se repetindo e não sendo resolvidos nos últimos 20 anos. “A OAB está muito acomodada”, destacou ele.

Imprensa OAB/NH