13/08/2010
Presidente Lamachia recebe Diretoria da OAB/NH em reunião sobre finanças da entidade

A Diretoria da OAB de Novo Hamburgo foi recebida, na tarde da última segunda-feira (09/08), pelo Presidente da OAB/RS Claudio Lamachia e pelo Diretor-Tesoureiro Luiz Henrique Cabanellos Schuh. O objetivo da reunião foi discutir a situação financeira da entidade e apresentar ao Presidente Lamachia o andamento dos investimentos feitos pela Subseção na construção da nova sede local da entidade.

Segundo o Presidente da OAB/NH, Pedro Gilberto Brand, apenas nos oito meses da atual gestão já foi investido um total de R$ 44.022,00 na construção da futura sede, além de outros R$ 18.270,55 investidos no mesmo período nos nove postos de atendimento da Subseção. O dirigente da Ordem local destacou que a construção da nova sede só está sendo possível graças ao gerenciamento minucioso de recursos e custos operacionais, que permite que a Subseção mantenha a sua estrutura de serviços e funcionários sem comprometer os repasses mensais da Seccional.

O Presidente Lamachia destacou que a entidade enfrenta situação que exige responsabilidade e planejamento da gestão dos recursos. Ele explicou que a Ordem figura como ré em duas ações de grande vulto, que somam mais de R$ 8 milhões. A primeira delas, de 1986, trata da quebra de contrato com a empresa que fornecia notas de expediente para os advogados, e a segunda, de 2001, é decorrente de ação trabalhista, impetrada pelo sindicato dos colaboradores, que tiveram direitos subtraídos de forma unilateral à época. As duas ações estão em fase de execução.

Cabanellos destacou que medidas estão sendo tomadas para que sejam encontradas alternativas, como a diminuição da inadimplência. “Saímos de um percentual de 49% e hoje o índice de inadimplência é de 18%”, sustentou.

Na reunião, foi também decidido que a Subseção irá formalizar um pedido de apoio financeiro para conclusão da nova sede em Novo Hamburgo.

Estiveram presentes na reunião, além do Presidente da Subseção, a Vice-Presidente da OAB/NH, Maria Regina Wingert Abel; o Secretário-Geral Adjunto, Diego Scheva; a Tesoureira, Solange Magali Schwanbach; além do ex-Presidente José Adelmo de Oliveira, que atualmente integra a Comissão de Obras da Subseção.