NOTÍCIAS

BUSCA
refinar busca
a

Notícias

25/04/2022
Presidente da OAB/NH se reúne com autoridades em encontro sobre a APAC/NH e participa do ato de assinatura da Lei municipal

O Presidente da OAB/NH, Carlos Braun participou, na manhã desta segunda-feira (25), de uma reunião com a Prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daut, com a diretoria da APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) e com o juiz da vara de execuções criminais e diretor do foro de Novo Hamburgo, Fernando Noschang, para debater questões pertinentes à instalação da APAC no município.

 

Na ocasião, Braun ressaltou a importância da aplicação do método Apaqueano, salientando o índice de sucesso de 80% na recuperação dos apenados.

 

Na oportunidade, a prefeita sancionou a Lei Municipal que possibilitará a implantação da instituição - que trabalha com a ressocialização de condenados em regime fechado.

 

A partir de agora, o desafio é encontrar um local que possa abrigar a APAC de Novo Hamburgo, a quarta do Rio Grande do Sul – o método já tem unidades em Porto Alegre, Passo Fundo e Pelotas. Também será iniciado o processo de capacitação de voluntários e de audiências públicas para explicar o que é uma Apac. Depois do prédio preparado, os apenados começam a ser transferidos aos poucos.

 

Na reunião, a prefeita também informou que fará uma visita à Apac de Porto Alegre. O presidente Carlos Braun informou que acompanhará a visita representando a Ordem local.

Também estavam presentes na reunião a presidente da APAC/NH Lisandra Müller; o Secretário de Segurança Pública de NH, Roberto Jungton; o vereador Raizer Ferreira; o Secretário de Administração na PMNH, Fauston Saraiva; a diretora jurídica da APAC, Patrícia Felitti e a vice-presidente Nair Braun; e a delegada Nadine Farias Anflor.

 

Apac de Novo Hamburgo

 

A mobilização pela criação de uma APAC em Novo Hamburgo teve início em 2018, com a realização de uma audiência pública para apresentação do método, da qual participaram cerca de 300 pessoas.

 

A APAC de Novo Hamburgo foi fundada em 29 de março de 2019 e, desde então, busca, junto ao Executivo Estadual e Municipal, a cedência de um imóvel onde possa se instalar.

 

Fonte: OAB/NH e Jornal NH