04/10/2017
Presidente da OAB/NH e da Comissão da Mulher Advogada participam da II Conferência Estadual de Valorização da Mulher Advogada

A II Conferência Estadual de Valorização da Mulher Advogada ficou marcada pela apresentação da Carta de Porto Alegre. Na manhã da última quinta-feira (28/09), no Hotel Plaza São Rafael, no Centro da capital gaúcha, as deliberações, encaminhadas em 11 conferências regionais ao longo de 2017, foram debatidas e aprovadas por dezenas de advogadas que estavam no evento.

Representando a OAB/NH, estavam presentes a Presidente, Regina Abel, e a presidente da Comissão Especial da Mulher Advogada, Marisa Fuhr.

Foram quase 40 encaminhamentos discutidos, incluindo temas como: pedidos para salas de amamentação e fraldários em Foros, alteração de nomenclaturas como Dia do Advogado e Comissão do Jovem Advogado para Dia da Advocacia e Comissão da Jovem Advocacia, maior respeito e valorização das mulheres, paridade de representação entre advogados e advogadas em determinados eventos da OAB/RS, entre outros assuntos.

Alguns itens foram tema de ampla discussão, inclusive houve a revisão da proposta e o ajuste do texto proposto a partir de votação. “A Carta de Porto Alegre materializa a reunião de demandas e pleitos que foram colhidos em todas as regiões do Estado. É um momento especial para as advogadas gaúchas”, destacou a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/RS, Beatriz Peruffo.

O Presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, acompanhou a abertura da conferência e destacou o protagonismo da mulher advogada: “Nossa gestão vem assegurando um espaço cada vez maior para as advogadas. Isso nos deixa contentes e mostra que estamos no caminho correto”.

A Conferência também ficou marcada por uma série de homenagens. A primeira mulher a comandar a OAB/RS, e atual conselheira federal, Cléa Carpi, foi aplaudida de pé por ser a primeira mulher indicada a receber a principal comenda da advocacia brasileira, a medalha Rui Barbosa. Ela receberá a distinção na 23ª edição da Conferência Nacional da Advocacia, em São Paulo. “É uma grande responsabilidade e, ao mesmo tempo, uma satisfação. Temos de seguir trabalhando e lutado para uma melhor condição do nosso Brasil”, comentou.

A presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/RS. Beatriz Peruffo, foi homenageada pelas colegas. Emocionada, e não contendo as lágrimas, ela agradeceu o envolvimento do Grupo de Trabalho e de sua equipe, bem como dos colaboradores da OAB/RS. Diversas advogadas também receberam certificados e reconhecimentos por participações em atividades envolvendo a Ordem gaúcha.

Uma das atrações da conferência foi o painel “Mulheres no Poder”, no qual muitas mulheres falaram sobre suas trajetórias. A Presidente Regina Abel também participou do painel.

“As painelistas relataram histórias que comprovam que ainda temos muito a conquistar. As mulheres ainda são muito discriminadas, especialmente nas profissões, onde o salário é muito mais baixo em relação ao dos homens”, disse a Presidente da OAB/NH. “Precisamos refletir cada vez mais sobre o machismo, em todos os cenários, inclusive sobre o machismo presente nas falas e atitudes das próprias mulheres”, concluiu.

Fonte: OAB/RS