06/06/2012
Presidente da OAB/NH participa do Colégio de Presidentes da OAB/RS em Capão da Canoa

Com a presença de dirigentes das 106 subseções da Ordem, foi aberto oficialmente, na noite da quinta-feira dia 31/05, mais uma edição do Colégio de Presidentes da OAB/RS, em Capão da Canoa, no Litoral Norte. O evento, que aconteceu no Hotel Araçá, seguiu durante a sexta-feira (01/06) debatendo a realidade e os rumos da advocacia no Estado e no País, a atuação da entidade e o Estado Democrático de Direito.

Entre as questões debatidas no evento, estiveram a defesa das prerrogativas da profissão, honorários, alvarás, exercício profissional, férias dos advogados, publicidade irregular, os benefícios da CAA/RS e a estrutura administrativa.

O presidente da OAB de Novo Hamburgo, Pedro Brand, participou do evento e levou ao debate questão que veio a ser incluída na redação final da Carta de Capão da Canoa, em seu item 1.6, no qual se deliberou no seguinte sentido: "Orientam que a Seccional da OAB/RS gestione junto aos Tribunais o estudo acerca da possibilidade da padronização das atas de audiências nas justiças estadual, federal e trabalhista, fazendo incluir a expressão ADVOGADO ao invés da expressão PROCURADOR."

O presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, ressaltou o sentimento de união e coletividade que marcam os trabalhos dos Colégios de Presidentes, agradecendo o apoio e parceria dos 106 dirigentes das subseções para a consolidação de uma gestão profícua em prol da advocacia: "Vivemos mais um daqueles momentos memoráveis, principalmente, por comemorarmos os 80 anos da OAB/RS. A história desta instituição, que nos orgulha, se confunde com a história do Brasil, pois a Ordem sempre teve papel fundamental em períodos como a redemocratização, o retorno do habeas corpus, o impeachment de um presidente e a luta permanente contra a corrupção".

Após os trabalhos, foi definido que o próximo Colégio de Presidentes será realizado em Passo Fundo.

Pela subseção de Novo Hamburgo, estiveram também presentes no evento a vice-presidente da OAB/NH, Regina Abel, e o ex-presidente da subseção, José Adelmo de Oliveira.

Fonte: www.oabrs.org.br