13/08/2018
Presidente da CEJA/NH participa da Conferência Regional da Jovem Advocacia e do Colegiado de CEJAs do RS

Na última sexta-feira (10/08), o presidente da Comissão do Jovem Advogado da OAB/NH, Mateus Ellwanger, participou da Conferência Estadual da Jovem Advocacia. O encontro foi promovido pela CEJA da OAB/RS e objetivou a abordagem das prerrogativas do jovens, as perspectivas profissionais e os desafios. O Presidente da Seccional gaúcha, Ricardo Breier, falou sobre o projeto De Colega para Colega, valorização da advocacia, piso para a jovem advocacia, entre outros assuntos. O evento ocorreu no auditório do OAB/RS Cubo.

Como palestra magna de abertura do evento, o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, falou sobre “Prerrogativas da Jovem Advocacia e os 30 anos da CF”. “Digo que estou aqui para conversar. Este é um momento importantíssimo. A conferência é um marco para nós. Estou sumamente honrado e feliz de poder estar aqui, como presidente nacional da nossa instituição, para participar de um evento desta magnitude”, elogiou.

“Temos aqui, no Rio Grande do Sul, uma verdadeira obra coletiva. Desde a minha saída como presidente da seccional, o trabalho tem recebido continuidade, tanto pelo ex-presidente Marcelo Bertoluci, quanto pelo presidente Ricardo Breier”, começou. “Quero que a jovem advocacia se sinta acolhida pela OAB/RS, que está com as portas escancaradas para a jovem advocacia”, disse.

O presidente da Comissão Especial da Jovem Advocacia da OAB/RS, Antonio Zanette, destacou o forte trabalho da seccional gaúcha em prol da jovem advocacia: “Eu quero dizer que somos mais de 70 comissões aqui no Rio Grande do Sul e temos trabalhado forte junto com a seccional e cada subseção. Nesta gestão, ainda lançamos quatro edições do Manual do Jovem Advogado”, lembrou.

O evento deu segmento com as palestras da conselheira federal Clea Carpi da Rocha sobre “A Importância da Jovem Advocacia na OAB e os 30 anos da CF”; Gisele Welsch sobre “Procuração e Contrato de Honorários”; Leonardo Barcelos sobre “Tributação na Advocacia”; e Darci Ribeiro sobre “Postura do Advogado em Audiências”.

No sábado (11/08), Mateus participou do Colegiado de Presidentes de CEJAs. Durante o encontro, foram abordados os temas: morosidade do Judiciário, os honorários de correspondência, a publicidade irregular, a participação da jovem advocacia em eventos promovidos pelas CEJAs e projetos e temas relacionados à advocacia em início de carreira.

O presidente da CEJA da OAB/RS, Antonio Zanette, ressaltou que o colegiado é importante para saber das questões e das agruras de cada CEJA do estado: “Os pontos colocados em pauta por cada presidente ou representante de CEJA foram extremamente importantes. Sabemos da importância e da representação da comissão em cada subseção”, disse. Segundo Zanette, o trabalho tem sido feito com bastante sucesso: “Quero parabenizá-los e agradecer o apoio e dedicação de vocês. Tenho certeza de que alcançaremos mais objetivos se continuarmos com o trabalho em prol da jovem advocacia”, afirmou.

Fonte e fotos: www.oabrs.org.br