09/08/2018
OAB/NH prestigia lançamento da Campanha Vote Consciente, da OAB/RS

A união pela cidadania, pela busca de informação e, principalmente, pela mudança do cenário político em que o país se encontra estagnado. Foram esses os sentimentos que reverberaram no auditório lotado do Theatro São Pedro, durante o lançamento da campanha Vote Consciente, na última quarta-feira (08/08). Seguindo uma missão proposta pelo Conselho Federal, a OAB/RS teve a campanha acolhida pela população com o ânimo de uma sociedade que deseja um país melhor.

Representando a Subseção de Novo Hamburgo, estavam presentes os integrantes da Diretoria, representantes de Comissões Especiais, Conselheiros de Ética e Disciplina e advogados da região.

“Nós, da OAB, estivemos, na nossa história, sempre ao lado das causas importantes desse país, somando esforços com entidades, associações, Poder Judiciário, Ministério Público, advocacia pública. Com todos aqueles que tem o objetivo de uma cidadania plena”, destacou o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, ao iniciar a sua fala de introdução a campanha. “Voltando um pouco no tempo, podemos dizer que a OAB lutou por um sonho que se chamava redemocratização do país. Caminhamos por uma sociedade que foi cerceada de seus direitos fundamentais. Iniciamos o sonho pela redemocratização do país”, pontuou Breier.

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, destacou a importância da conscientização do poder e dever do voto e desse momento de reflexão. Tudo foi feito como uma obra verdadeiramente coletiva. A OAB e o Conselho Federal da OAB, neste momento está lançando aqui no Rio Grande do Sul, essa campanha nacional. A Ordem está cumprindo seu papel, chamando a sociedade civil para que protagonize um momento impar na sociedade brasileira. Vivemos uma crise ética e moral sem precendentes na história do Brasil. Vivemos inúmeros escândalos denunciados diariamente. Temos acompanhado isso. Vivemos o momento onde a classe politica tem sido questionada.

“O quanto cada cidadão brasileiro tem que ter de responsabilidade neste momento na escolha do seu candidato. Se nós queremos, e tenho a convicção de que todos nós queremos, mudar tudo isso que estamos vendo hoje na política brasileira, nós precisamos exercer este ato de cidadania, que é o ato de votar com muita responsabilidade”, afirmou Lamachia.

“Precisamos ter responsabilidade para que se possa ter a condição exata de se depurar a política. Responsabilidade para que se possa dizer que essa campanha não quer criminalizar a política. Muito pelo contrário, pois não há democracia sem política e não há política sem políticos”, asseverou o presidente.

"Essa campanha pertence a toda a sociedade brasileira. O Brasil precisa da sociedade brasileira nesse momento. Nós temos a maior de todas as armas para mudar isto que está aí. É exatamente a arma do poder e dever do voto. O que nós queremos e precisamos é que, efetivamente, todos os cidadãos brasileiros saibam da sua responsabilidade no exercício do poder e dever do voto. Afinal, voto não tem preço, voto tem consequência. E a consequência de uma escolha malfeita é exatamente essa crise ética e moral sem precedentes que nós temos visto no Brasil!”, bradou.

“Portanto, vamos dizer a toda cidadania brasileira que anular o voto ou votar em branco é um ato contra a própria cidadania, é um ato que terá condição direta de reeleger aqueles que, hoje, não estão nos representando. Precisamos ter a consciência de em quem vamos votar e por quê vamos votar”, finalizou Lamachia.

Após a fala dos dirigentes, foram apresentados os vídeos produzidos pela ESPM-Sul para a campanha Vote Consciente.

Em seguida, aconteceu o debate dos cientistas políticos Silvana Krause e Luciano da Ros.

Confira a matéria completa com os vídeos no site da OAB/RS: www.oabrs.org.br