NOTÍCIAS

BUSCA
refinar busca
a

Notícias

11/09/2019
OAB/NH prestigia celebração do aniversário de 34 anos da ESA

Em uma noite de muita emoção, carregada de história, a OAB/RS comemorou os 34 anos da sua Escola Superior de Advocacia. O evento homenageou seis docentes da área do Direito, atuantes na trajetória da Escola e da Ordem gaúcha, além de ter contado com uma palestra da também professora e escritora Lya Luft. O evento aconteceu no auditório do OAB Cubo, na noite de terça-feira (10/09).

 

Da Subseção Novo Hamburgo, estiveram presentes o Presidente Carlos Braun; o Tesoureiro Vinicius Dutra; a Secretária adjunta Simone Stoffel; o delegado da ESA/RS, Henrique Abel; e a Conselheira Seccional e ex-presidente Regina Abel.

 

Na abertura do evento, o presidente da seccional gaúcha, Ricardo Breier, destacou a missão da ESA e o que ela representa para a OAB/RS: “A Ordem gaúcha tem, em sua luta diária, o conhecimento. Conhecimento que liberta; que nos dá a força da argumentação; que não nos deixa calados diante do direito de exercer a nossa profissão. Hoje, ao completar 34 anos, a ESA é fruto de uma obra coletiva de quem, com trabalho e dedicação, fez e faz sua história. Que possamos brindar muitos e muitos anos, sempre com a missão máxima do sistema OAB: o comprometimento com a advocacia, na questão institucional, na saúde e também no pilar da educação, representada pela ESA, que nos mantém atualizados; nos provê conhecimento e aguça nosso senso crítico”, ressaltou o presidente. Breier ainda parabenizou a atual diretoria da ESA: “Quero parabenizar a diretora Rosângela e todos os membros desta diretoria, pois todos os números de sucesso da ESA têm a ver com a competência e dedicação desta gestão. Profissionais dedicados que levam o nosso comprometimento com a educação para a advocacia gaúcha”, elogiou.

 

O membro honorário e vitalício, ex-presidente da OAB Nacional e da OAB/RS, Claudio Lamachia, salientou o trabalho realizado pela ESA: “É uma imensa alegria poder estar aqui hoje, neste dia de festa para a advocacia gaúcha. Estes 34 anos de existência da Escola são uma obra verdadeiramente coletiva. De fato, a educação deve ser prioridade de qualquer gestão, e com toda a estrutura destinada à ESA, vemos que a OAB/RS está realmente comprometida com a capacitação da advocacia. Temos muito o que comemorar nesta data, pois, através da ESA, valorizamos e capacitamos, cada vez mais, aqueles que são os verdadeiros defensores da liberdade, da honra, do patrimônio e da dignidade”, afirmou Lamachia.

 

A diretora da ESA, Rosângela Herzer dos Santos, destacou o apoio da atual gestão da OAB/RS na estrutura e na capacitação da ESA: “Acreditamos na educação como o pilar essencial da sociedade para a formação e a transformação das pessoas. Somos considerados um braço cultural da OAB/RS, e Breier nos priorizou em sua gestão. Obrigada pelo investimento na educação e na capacitação da advocacia”, agradeceu Rosângela. A diretora da ESA se dirigiu, ainda, aos homenageados da noite: “Poderia resumir meu sentimento aos homenageados de hoje com uma palavra: inspiração. Um mestre faz muito mais do que ensinar, é aquele que gosta de gente e inspira as pessoas, fontes de inspiração, principalmente para nós, que escolhemos a advocacia como profissão e missão de vida”, concluiu Rosângela.

 

Durante o evento, houve a entrega do Prêmio Mestre Jurídico – Orlando de Assis Corrêa, que reconhece profissionais com tempo igual ou superior a 20 anos de exercício na carreira jurídica, que tenham lecionado no ensino universitário, na área do Direito, ou proferido palestras em prol do aperfeiçoamento da advocacia.

 

Receberam a honraria:

 

Alexandre Lima Wunderlich
Claudia Lima Marques
Cléa Anna Maria Carpi da Rocha
Marcelo Machado Bertoluci
Maria Helena Camargo Dornelles
Miguel Antônio Silveira Ramos

 

Após as homenagens, a escritora gaúcha Lya Luft falou aos presentes de sua forte ligação com o Direito: “Acredito que cada um nasce com um dom, o meu foi o das palavras. Sempre fui encantada com as palavras desde pequena. Mas sou filha de um advogado, tenho vários familiares na área do Direito, meu neto, que ainda vai se formar como advogado. Meu pai me inspirou muito, tanto como pessoa, quanto profissional, sempre apaixonado pela profissão."

 

Lya falou também sobre o que acredita ser o papel do advogado e da advogada nos dias de hoje: “Padecemos de uma simplificação do Direito, vemos os ministros falando palavras rebuscadas, porque não falam de uma maneira simples? A humanização do Direito é necessária para atingir as pessoas, para que ele não fique restrito àquela corte, tão distante da sociedade brasileira. Falar difícil não significa sabedoria, sábio é quem sabe mais e é capaz de explicar com poucas palavras. O papel do advogado deve ser, sobretudo, o de dar confiança às pessoas que precisam de ajuda, que precisam da lei para ampará-las. Nos tempos de hoje, os advogados e juristas precisam de coragem para defender a liberdade e a democracia”, destacou a escritora.

 

A apresentação do grupo “Benção Poetinha” encerrou o evento.

 

Fonte e fotos: www.oabrs.org.br