04/09/2018
OAB/NH prestigia abertura do Colégio de Presidentes de Seccionais, em Gramado

Um encontro marcado por simbolismos, por discursos contundentes e por emoções. Assim foi a abertura do Colégio de Presidentes de Seccionais, que ocorreu na noite da última quinta-feira (30), no Hotel Alpestre, em Gramado. Essa foi a última reunião dos presidentes como dirigentes da atual gestão.

A Presidente da Subseção, Regina Abel, o Secretário-adjunto Jacson Rossano Borba, o Conselheiro de Ética e Disciplina Frederico Costa De Boni e a delegada da CAA/RS da OAB/NH, Juliana Cristina Martins, prestigiaram a cerimônia de abertura.

O Presidente Ricardo Breier enfatizou a trajetória de Lamachia a frente da Ordem. “Destemido, corajoso, com postura inarredável na defesa das prerrogativas dos advogados, Claudio Lamachia mantém a OAB unida, coesa, mostrando claramente qual é a direção a ser seguida, a direção da defesa da cidadania, da luta pelo reconhecimento dos valores democráticos, da manutenção do Estado Democrático de Direito. Nosso presidente impede o ingresso da política partidária dentro de nossa entidade. Refuta, sem hostilidade, quem se aproxima com interesses obscuros”, pontuou.

Além disso, Breier falou sobre o atual panorama da Ordem dos Advogados do Brasil que, muitas vezes, tentam de forma permanente calar. “Estamos acompanhando as novas movimentações, e novamente surgem projetos e iniciativas para buscar intimidar a Ordem. Querem manchar nossas reputações”, explicou o dirigente da seccional gaúcha.

O Presidente Claudio Lamachia abordou o contexto atual político brasileiro e também os desafios da advocacia e sua atuação como presidente da OAB nacional. Gaúcho, o dirigente comemorou a hospitalidade do Rio Grande do Sul, que recebe, após 10 anos, mais uma edição do evento. “Este é, para todos nós do Rio Grande do Sul, um momento de simbolismo, receber os 27 presidentes seccionais nesta cidade maravilhosa. Falo aqui com a razão, mas também com o coração”, emocionou-se.

Os trabalhos do Colégio continuaram na sexta-feira (31/08), com a presença dos dirigentes seccionais de todo o País. O presidente Claudio Lamachia ressaltou a importância do encontro e relembrou a atuação da entidade nos últimos anos, com destaque para as conquistas legislativas para a advocacia e as campanhas cidadãs em período eleitoral. Após, os dirigentes deliberaram sobre os itens da pauta. Entre as decisões, o Colégio decidiu, de forma unânime, pela recomendação da exclusão da cláusula de barreira para a jovem advocacia no âmbito dos Conselhos Seccionais.

Lamachia destacou também as conquistas legislativas para as prerrogativas dos colegas. Entre elas a manutenção da advocacia na Tabela 4 do Simples Nacional.

Foi deliberado ainda sobre o Registro Nacional de Violações de Prerrogativas; o Plano Nacional de Valorização da Advocacia Idosa; as inovações tecnológicas no mundo do Direito e seus reflexos na advocacia. Além de reivindicações da advocacia envolvendo os processos ético-disciplinares.

Após os debates, decisões e reflexões em prol da advocacia e da cidadania brasileira, o VI Colégio de Presidentes de Seccionais foi encerrado com a leitura da carta. Confira no link:

Fonte: www.oabrs.org.br