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30/06/2020
OAB/NH participa do III Encontro de Delegados e Subdelegados da CAA/RS

Em uma iniciativa inédita, a Caixa de Assistência dos Advogados do RS (CAA/RS) realizou, no último dia 18/06, o primeiro Encontro de Delegados de forma virtual. A reunião foi ancorada pelos diretores da Entidade. Entre os principais temas abordados, falaram dos novos benefícios oferecidos à advocacia gaúcha, do programa Previne Saúde Mental e das ações implementadas em meio à pandemia.


Representando a Subseção, estiveram presentes no evento a delegada Morgana Suedekum e os subdelegados Frederico Costa De Boni e Adriana Silveira.

 

Antes do Encontro, os participantes receberam um relatório de ações desenvolvidas no primeiro semestre de 2020. “Foi um período bem atípico, em que tivemos que nos reinventar, mudar programações, mas não o nosso foco, que é o bem estar dos colegas e de seus dependentes”, destacou o presidente Alfonsin, que abriu o encontro cumprimentando a todos e passando a palavra ao presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, e ao ex-presidente do CFOAB, Claudio Lamachia, que enalteceram o trabalho realizado pela atual gestão da CAA/RS. “Ao Pedro e à diretoria da Caixa de Assistência, minha admiração e respeito, pelo trabalho unificado que realizam entre Ordem e Caixa, principalmente num momento em que a advocacia precisa tanto do braço assistencial do Sistema OABRS”, avaliou Lamachia. A diretora da Escola Superior de Advocacia (ESA), Rosângela Herzer dos Santos, também exaltou o trabalho da entidade. “Vejo desde o início deste período de isolamento o esforço da Caixa, com todos os benefícios que foram lançados, e muitos colegas ainda não tem conhecimento. Por isso é importante ajudarmos a divulgar essas ações entre os colegas”, avaliou, convidando a diretoria da CAA/RS a participar dos encontros da ESA.

 

Eventos e saúde mental

 

A apresentação das ações do semestre foi dividida entre os dirigentes. À secretária-geral adjunta, coube falar sobre o Verão OAB CAARS (realizado em janeiro e fevereiro, em quatro praias gaúchas), e o portal Previne Saúde Mental – que oferece conteúdo voltado exclusivamente aos advogados, além de consultas on-line com psicólogos, a baixo custo (cuja procura aumentou em 1000% com o início da pandemia). Como também é coordenadora de eventos da entidade, Claridê falou sobre o momento atual. “Estamos remodelando nossa forma de agir. Tínhamos toda uma estrutura focada em atividades presenciais e, agora, estamos tendo que nos readaptar para promover atividades virtuais. O programa de Saúde Mental agora precisará ainda mais do apoio de todos vocês na divulgação, principalmente porque, neste momento, pode colaborar de forma substancial com os colegas”, concluiu.

 

Vacinação, Unidade Móvel de Saúde e Convênios

 

Coordenadora de interiorização na CAA/RS, a vice-presidente Mariana Melara Reis aproveitou sua fala para apresentar os números da vacinação contra a Gripe H1N1, e agradecer o empenho e o comprometimento de todos os presidentes e delegados - que permitiram antecipar e concluir a campanha em tempo recorde. “Estávamos no meio de uma pandemia, foi um trabalho de logística quase insano, mas conseguimos vacinar 18 mil advogados e dependentes. Fomos a primeira seccional a conseguir imunizar os colegas, e não teríamos conseguido sem a participação de vocês”, comemorou, lembrando que o recém lançado ônibus da saúde também integrou a campanha em algumas subseções, como um projeto piloto. “A ideia é que o ônibus passe a circular pelas subseções, após a pandemia, levando o máximo de serviços oferecidos na capital para o interior”, explicou a dirigente. A desburocratização dos Convênios foi outro tema apresentado pela vice-presidente da CAA/RS. “Percebemos que era necessário simplificar ainda mais o processo, então estamos iniciando uma segunda fase da desburocratização. Agora, basta preencher a proposta comercial completa e enviar, por e-mail ou WhatsApp, para imediatamente incluirmos o novo conveniado em nosso site. A partir disso, teremos 60 dias para formalizar o contrato e buscar a documentação”, esclareceu Mariana. “São quase dois mil estabelecimentos conveniados hoje, e isso se deve sobretudo ao trabalho de vocês. Fica aqui, mais uma vez, o meu agradecimento”, concluiu Mariana.

 

Luta contra o Coronavírus

 

Já a secretária-geral da CAA/RS, Neusa Bastos, relembrou as ações implementadas pela entidade antes e após a pandemia, como os descontos oferecidos em consultas no Centro Médico, e o sorteio de produtos no Mês da Mulher; e as adequações no atendimento feitas durante o período de isolamento social. “Nossos colaboradores não deixaram de atender os (as) colegas, mas o fizeram, por dois meses, em sistema home office ou em horários diferenciados”. Iniciativas como a adoção de um serviço de teleatendimento 24 horas por dia, voltado exclusivamente para advogados(as) com informações e orientações sobre a COVID-19;e a criação de conteúdo nas redes sociais – como vídeos com nossos profissionais de saúde, dando dicas de cuidados com alimentação, saúde mental, cuidados com os dentes, fisio e massoterapia preventiva; além de exercícios físicos para fazer em casa, preparados por profissionais da área – também foram elencados pela dirigente.

 

Mais ações de combate ao vírus

 

Outras duas iniciativas que tiveram grande adesão da classe foram descritas pelo diretor-tesoureiro da CAA/RS. “Adquirimos cerca de 27 mil máscaras reutilizáveis, confeccionadas com logo da campanha da Caixa ‘Eu te protejo, você me protege’, e distribuídas de forma proporcional entre a Capital e as subseções que as solicitaram”, explicou Gustavo Juchem. A segunda foi a criação de cartilhas, orientando sobre cuidados e condutas adequadas no retorno às atividades presenciais de trabalho. “São duas edições, uma voltada aos colegas, outra aos colaboradores da CAA/RS e do Sistema OAB/RS, elaboradas com linguagem simples e acessível pela Imprensa da CAA/RS e que, para nossa alegria, já foi acessada mais de 4 mil vezes para consulta ou download gratuito no site”, comemorou Juchem.

 

Novos auxílios

 

O grande destaque do encontro virtual foram os novos auxílios, criados recentemente para dar o adequado suporte aos colegas em momentos delicados de suas vidas. Sob a relatoria da secretária-geral da CAA/RS, os benefícios foram instituídos para sanar uma lacuna. “Muitos dos requerimentos que recebíamos não se enquadravam nos auxílios já existentes, por isso sugerimos a criação dos mesmos”, explicou Neusa. Após a apresentação do tema pelo presidente Alfonsin, cada diretor detalhou um benefício, enfatizando a necessidade de estar em dia com a OAB/RS para usufrui-los. “Lembrando ainda que o prazo máximo para solicitação do benefício é de até seis meses do fato gerador do pedido”, lembrou a vice-presidente da CAA/RS.

 

Fonte: CAA/RS