29/06/2020
OAB/NH participa do II Encontro de Delegados da ESA e Presidentes de Subseções

Na tarde da última quinta-feira (25/06), ocorreu, de forma virtual, o II Encontro de Delegados da ESA e Presidentes de Subseções, que contou com a participação da diretoria da seccional gaúcha e dos diretores da Escola Superior de Advocacia da OAB/RS (ESA/RS). Foi apresentado um resumo das atuais atividades da Escola e o balanço financeiro do que já foi ofertado para a advocacia. Na oportunidade, foi lançado o selo de 35 anos da ESA/RS.

Estiveram presentes no encontro, representando a Subseção, o Presidente da OAB/NH, Carlos Braun, e o delegado da ESA/RS, Henrique Abel.

O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, ressaltou a importância do encontro, que promove a interação e aproximação da advocacia, além de atentar para a relevância da construção cultural: "A Escola Superior de Advocacia tem uma grande importância dentro da Ordem, trazendo informação e proporcionando à advocacia alcançar a cultura através do fornecimento de um ensino de qualidade, um trabalho que traz, na essência, a valorização dos advogados. Nesses tempos de pandemia, a ESA/RS tem contribuído muito, produzindo encontros com temas atuais, que colaboram com o dia a dia da advocacia e disponibilizam uma série de cursos com temas de alta relevância para várias áreas".

O membro honorário vitalício da OAB/RS, Claudio Lamachia, ressaltou a importância de todo o trabalho que vem sendo realizado pela OAB/RS na gestão do presidente Ricardo Breier, e também pela ESA/RS, no que diz respeito à capacitação da advocacia, levando qualificação aos advogados e às advogadas através de temáticas atuais: "O resultado de todo esse trabalho é uma obra verdadeiramente coletiva, feita pelas mãos de presidentes, diretores, delegados e colaboradores que trabalham em prol da advocacia. Acompanhei duas vitórias muito importantes ao lado do presidente Breier em sua gestão. Uma, em que trabalhamos pela manutenção do eproc, delas é uma grande conquista para o Rio Grande do Sul, pois vínhamos de uma era de processos físicos. A segunda conquista, que foi mais recente, trata-se da autonomia dos tribunais estaduais, que possibilitaram determinar a abertura de foros. Também acompanho o trabalho realizado pela ESA/RS, o braço cultural da OAB, que proporciona importantes palestras e cursos, atualizando e qualificando a advocacia gaúcha. Estamos vivendo em um momento de muitos desafios, quando pensei que estaria despachando da minha casa ou do meu escritório, com o Ministro do STJ com o Ministro do Supremo Tribunal Federal, ou produzindo uma sustentação oral. É um momento diferente, e a tecnologia tem nos ajudado bastante".

A diretora-geral da ESA/RS, Rosângela Herzer dos Santos, ressaltou a alegria de ver os colegas das subseções presentes ao evento: "Estamos vivenciando um momento difícil, muitas pessoas ainda estão se adaptando ao uso destas tecnologias, mas felizmente estamos conseguindo encontrar meios de proporcionar os encontros e a aproximação da advocacia. No início da pandemia, disponibilizamos a reprise de uma série de cursos e eventos gratuitos à advocacia. Tivemos um número bem expressivo de 45 mil inscritos em nossos cursos. Acreditamos que é papel da Escola proporcionar cultura e opções de estudos para a atualização de advogadas e advogados, e uma destas formas, também, são os encontros virtuais em eventos como este, utilizando as plataformas disponíveis".

O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul (CAA/RS), Pedro Alfonsin, destacou o trabalho que a ESA/RS tem feito em prol da educação e cultura da advocacia gaúcha e também destacou o trabalho que vem sendo realizado pela CAA/RS para a advocacia gaúcha. "Nós, que já tínhamos tradição nesses 75 anos de existência da Caixa de Assistência, estendemos novas modalidades de auxílios aos colegas advogados. Nesse momento de pandemia, é importante ressaltar a criação desses novos auxílios, que são: auxílio oncológico, auxílio inclusão, auxílio proteção, auxílio solidário, auxílio superação e auxílio maternidade".

No encontro, a advocacia também foi convidada a participar dos projetos que estão em andamento, apesar do distanciamento, como o lançamento de livros nas plataformas digitais e a revista eletrônica da ESA, que possui um edital de fluxo contínuo.

Fonte: ESA/RS