NOTÍCIAS

BUSCA
refinar busca
a

Notícias

01/04/2019
OAB/NH e IBCCRIM firmam convênio científico para implementação do Laboratório de Ciências Criminais do Vale Do Sinos na Subseção

Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (01/04), o Presidente da OAB/NH, Carlos Braun, juntamente com o coordenador estadual do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM), Rodrigo Oliveira de Camargo, e com Christian Tombini, coordenador adjunto do Instituto no Estado do Rio Grande do Sul, procedeu com a assinatura de convênio científico para efetivação de parceria entre a subseção e o IBCCRIM. A parceria visa a implementação, em Novo Hamburgo, do Laboratório de Ciências Criminais do Vale do Sinos - nos mesmos moldes daquele que o instituto mantém em Porto Alegre. Participou também da reunião o Delegado da Escola Superior de Advocacia da OAB/RS, Henrique Abel.

 

O Laboratório de Ciências Criminais faz parte do Núcleo de Educação do IBCCRIM e volta-se essencialmente à iniciação científica. É estruturado como um curso de formação, com duração de um ano, destinado a estudantes universitários que estejam cursando entre o 3º e 9º semestre dos cursos de Direito e das ciências humanas em geral.

 

"O objetivo central do Laboratório é o amadurecimento intelectual, acadêmico e crítico dos estudantes. Por meio de aulas expositivas, dialogadas e interativas, o estudante é estimulado a analisar situações atuais das ciências criminais, a partir da perspectiva das diversas disciplinas. Estimula-se o desenvolvimento de pesquisas temáticas, com acesso a metodologias adequadas, a partir de orientação personalizada de professores da área e elaboração de artigos científicos para eventual publicação", destaca Rodrigo Oliveira de Camargo.

 

A parceria estabelecida entre a OAB/NH e o IBCCRIM prevê ainda doações de publicações lançadas pelo Instituto; a realização de eventos, na Subseção, promovidos conjuntamente por ambas as entidades e acesso a conteúdo produzido pelo Instituto.

 

"Esta parceria permitirá que nossa subseção esteja em permanente contato com os cursos de Direito das universidades da região, visando a participação de alunos e quadros docentes nas atividades do Laboratório e colocando a OAB de Novo Hamburgo como um referencial na região para atividades de iniciação científica e pesquisa na área das ciências criminais. Também irá possibilitar uma série de benefícios aos advogados da subseção para aperfeiçoamento, atualização e qualificação na área por meio de eventos realizados em parceria com o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais", destacou Abel.