16/03/2016
OAB/NH participa do I Encontro de Presidentes e Tesoureiros da OAB/RS

Ao longo da manhã desta sexta-feira (11/03), na sede da entidade da OAB/RS, foi realizado o I Encontro de Presidentes e Tesoureiros da OAB/RS no triênio 2016/2018. A reunião contou com a diretoria da Ordem gaúcha e dirigentes das subseções para debater aspectos financeiros e administrativos da seccional.

Estiveram presentes a Presidente da OAB de Novo Hamburgo, Regina Abel, e a Tesoureira da Subseção, Solange Magali Schwambach.

Na abertura, o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, destacou o momento de crise em que o País vive e a necessidade da união da advocacia em torno da gestão administrativa da Ordem gaúcha. “Somos uma gestão que reforça os princípios da transparência e da coletividade. Estamos aqui em um encontro com os presidentes e tesoureiros da OAB/RS para ouvir todos. Podemos debater o Sistema OAB e elaborar novas medidas que aperfeiçoem ainda mais a nossa governança”, frisou Breier.

O conselheiro federal da OAB/RS e diretor-tesoureiro de 2007 a 2015, Luiz Henrique Cabanellos Schuh, frisou que a administração de todo um sistema com 106 subseções necessita do engajamento de todos os dirigentes. “A OAB é muito complexa; é como se tivéssemos diversos braços para administrar. Acreditamos que o nosso modelo de administração deve ser permanente, pois não importa quem sejam os dirigentes, a instituição sempre deve se manter saudável financeiramente”, justificou Cabanellos Schuh.

Ao final do encontro, foram apresentadas medidas que já estão sendo tomadas e outras iniciativas que podem ser implementadas pelas subseções para a redução de custos e geração de renda. “É preciso sempre salientar que a OAB/RS é uma instituição que não recebe recursos públicos e se mantém exclusivamente com o pagamento da anuidade, que não sofreram reajuste nos últimos dois anos. Nessa linha, adotamos um modelo de iniciativa privada mesmo sendo uma instituição que não visa ao lucro”, finalizou o diretor-tesoureiro da Seccional, André Luís Sonntag.

Fonte e fotos: www.oabrs.org.br