16/06/2010
OAB/NH participa de projeto de capacitação para defensores dos Direitos Humanos no RS

Na data de 16/04, foi realizada a primeira programação em Novo Hamburgo do I Projeto Itinerante de Capacitação para Defensores e Defensoras dos Direitos Humanos no Rio Grande do Sul. O evento ocorreu no Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno e contou com a participação da OAB de Novo Hamburgo.

A programação contou com palestras proferidas por Giancarla Brunetto (coordenadora da Liga dos Direitos Humanos/UFRGS e do Projeto Itinerante), Luiz Carlos Bombassaro (filósofo, professor da UFRGS), Carlos Cesar Elia (procurador do Estado do RS e presidente do PROTEGE/RS) e Valéria Beatriz de Carvalho (fundadora da ONG Corações e Mentes).

A abertura e lançamento do evento foram feitos pelo Prefeito Municipal, Tarcísio Zimmermann, pela Secretária do Desenvolvimento Social, Jurema Gutterrez, e pela Vice-Presidente da OAB Subseção Novo Hamburgo, Maria Regina Wingert Abel.

Em seu discurso, a representante da Ordem ressaltou que "a OAB, ao mesmo tempo em que acredita no papel insubstituível do Estado como promotor de políticas públicas, acredita também na representatividade e na força das diferentes instituições surgidas no seio da sociedade civil. A fiscalização da lei e da Justiça, dever institucional da Ordem, implica no compromisso de contribuir ativamente para a realização plena do Estado Democrático de Direito, conforme nos instrui e comanda a Constituição Federal".