NOTÍCIAS

BUSCA
refinar busca
a

Notícias

13/08/2014
OAB-NH em campanha por um judiciário mais eficaz

Advogados de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha, Ivoti e Dois Irmãos estão circulando com uma pulseira preta nos braços. A mobilização faz parte da campanha “#lutoJustiçaEstadual – Por um judiciário mais eficaz!”, lançada semana passada, em Novo Hamburgo, durante jantar comemorativo pela passagem do Mês do Advogado. O que a OAB-NH pretende com esta mobilização é melhorar a estrutura nas comarcas dos municípios onde atua. Afinal, são dezenas de milhares de processos em tramitação e um número não adequado de juízes e servidores.

Antes do lançamento da campanha, a diretoria da OAB-NH se reuniu para tratar dos gravíssimos problemas envolvendo o andamento de processos nos Fóruns da região. O vice-presidente da OAB-RS, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer, solidário à campanha hamburguense, participou da reunião e registrou a morosidade na prestação jurisdicional no Pais e, particularmente, no Estado. “O Executivo não possui interesse em modernizar e aparelhar o Judiciário, pois a maioria das demandas é feita pelo próprio Executivo, que usa a Justiça para procrastiná-las e as torná-las em precatórios”, adianta.

A presidente da OAB-NH, Ivete Dieter, ressaltu a preocupação com a demora no andamento processual, principalmente no que diz respeito a Justiça Estadual. A partir da reunião, visitas estão sendo feitas aos foros. O objetivo é apurar a quantidade de processos em tramitação e o número de juízes e servidores responsáveis pelos trabalhos.

Com a campanha, a OAB-NH pretende sensibilizar o governo Gaúcho para a importância de melhor aparelhar Judiciário e, com isto, acelerar o andamento processual.

Dados das Comarcas

Novo Hamburgo

 

 

Processos em tramitação

Juízes *

Servidores

107.222

18

120

 

 

 

Ivoti

 

 

Processos em tramitação

Juízes

Servidores **

5.400

1

11

 

 

 

Dois Irmãos

 

 

Processos em tramitação

Juízes *

Servidores **

10.000

1

20

 

 

 

Estância Velha

 

 

Processos em tramitação

Juízes *

Servidores **

14.000

1

10


* Faltam três juízes, na Infância e Juventude, Juizado Especial Cível e Juizado Especial Crime
** Incluindo estagiários