NOTÍCIAS

BUSCA
refinar busca
a

Notícias

09/12/2016
Em comunicado à OAB/NH, Seccional convida para o 1º Encontro Gaúcho pela Segurança Pública: construindo um grande pacto pela paz no RS

A OAB/RS, em comunicado à Subseção, convida a todos para participarem do 1º Encontro Gaúcho pela Segurança Pública: construindo um grande Pacto pela paz no RS, que ocorre no próximo dia 12/12 (segunda-feira), das 9h às 13h, na Sala de Sessões do Conselho Seccional da OABRS (Rua Washington Luiz, 1110, 14º andar, em Porto Alegre/RS).

 

A iniciativa faz parte das diversas ações promovidas pela entidade em prol da redução da criminalidade em nosso Estado que, para o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, atravessa a maior crise de violência de sua história. Serão reunidos especialistas, inspirados por experiências de sucesso, como as de Nova Iorque, Bogotá, Medellín, São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco (os três estados que mais reduziram seus índices de violência entre 2004 e 2015), que vão trazer para Porto Alegre suas experiências exitosas nacionais e internacionais que conseguiram superar crises de violência. A Ordem gaúcha também convidou mais de 70 entidades de grande representatividade no Rio Grande do Sul para esse I Encontro, como as federações, associações e sindicatos.

 

O debate vai contribuir para a elaboração de um grande Pacto PELA PAZ no RS; uma agenda de ações estruturais a ser desenvolvida para um Plano de Estado e não um Plano de Governo, acima de diferenças partidárias. “O tema deve ser tratado como política de Estado e não de governo. É necessária a divisão e distribuição correta dos investimentos, equipes, mapeamento, políticas preventivas e planejamento”, afirmou o presidente Breier. “Estamos cansados de que cada governo eleito crie a sua política. Temos que pensar em bases sólidas, para que cada governador que sente naquela cadeira respeite o mínimo de princípios de Segurança Pública, se comprometa e entenda que essa é uma área coletiva”.

 

Os palestrantes do evento são: Rubem César Fernandes, graduado em filosofia pela Universidade de Varsóvia, Polônia. Para combater a violência no Rio de Janeiro, fundou em 1993 a ONG Viva Rio, hoje uma das maiores ONGS do Brasil, cuja a meta é a pesquisa e a formulação de políticas públicas, com o objetivo de promover a cultura de paz e o desenvolvimento social. A organização desenvolve campanhas de paz e projetos sociais; Carolina Ricardo, uma das fundadoras do Instituto Sou da Paz, em 1997, que se torou hoje a mais importante ONG Sobre Segurança Pública de São Paulo. Participou da organização do Seminário de São Paulo Sem Medo, do qual surgiram diversas iniciativas que viriam a transformar a Segurança Pública em São Paulo; e Robson Rodrigues da Silva, que foi chefe do Estado- Maior Geral da Polícia Militar do Rio de Janeiro até 2015. Foi o primeiro comandante das Unidades da Polícia Pacificadora no Rio de Janeiro. É autor do livro Entre a caserna e a rua: o dilema do pato – Uma análise antropológica da instituição policial militar a partir da Academia de Polícia militar D. João VI.

 

Representando a OAB/NH, estarão presentes no encontro a Presidente da Subseção, Regina Abel, e o presidente da Comissão de Direitos Humanos, Jorge Tatim.

 

Fonte: OAB/RS