15/12/2010
Em audiência pública, OAB/NH e sociedade debatem sobre crack e violência

Na noite da última segunda-feira (13/12), a Ordem local realizou audiência pública sobre o tema "Crack e Violência", em iniciativa conjunta com a OAB/RS e com as demais subseções de todo o Estado. O evento ocorreu no auditório do Foro da Justiça Federal de Novo Hamburgo e foi mediado pelo Presidente da OAB/NH, Pedro Brand.

Os trabalhos foram abertos pelo magistrado Maurício Ramires, juiz de Direito da 3ª Vara Criminal de Novo Hamburgo, que explanou sobre a questão legal do usuário e do traficante, sobre os efeitos da droga nos índices de criminalidade e sobre as políticas de repressão.

Na sequência, o psicólogo Leandro Alencar (do Centro de Atuação Psicossocial para Dependentes do Álcool e outras Drogas) explanou sobre os fatores de risco que tornam certas pessoas mais propensas ao uso de drogas, bem como os efeitos da droga no usuário e as políticas de tratamento e prevenção. Por fim, Margarida Junges, da Fazenda do Senhor Jesus, explanou sobre os tratamentos terapêuticos de recuperação que são realizados na instituição, bem como sobre as necessidades e carências dos usuários que buscam superar o vício.

O evento contou com a presença de cerca de 120 pessoas. Entre os presentes, estavam advogados, representantes do Conselho Municipal de Entorpecentes, integrantes de centros de tratamento (como a Fazenda Renascer, Abrigo Nova Vida, Fazenda Cidade de Deus e outros), ex-dependentes químicos que hoje colaboram em atividades de recuperação de usuários, delegações de colégios da cidade, representantes da Câmara Junior (JCI) de Novo Hamburgo, membros da Brigada Militar, o vereador e ex-Vice-Prefeito de Novo Hamburgo, Raul Cassel, dentre outros.