04/09/2023
Coordenadores e integrantes da Comissão de Direitos Humanos Sobral Pinto da OAB/RS palestram em evento realizado pela CDH da Subseção

No último dia 30/08, a Comissão de Direitos Humanos da OAB Subseção Novo Hamburgo promoveu a realização do seminário "Diálogos em Direitos Humanos". O evento teve como painelistas os dois coordenadores da Comissão de Direitos Humanos Sobral Pinto da OAB/RS, Roque Reckziegel e Rodrigo Puggina; a secretária-geral da Comissão, Amanda Breier; e os integrantes da CDH estadual, Aline Eggers e Roberto Saraiva. O seminário também contou com a presença do presidente da OAB/NH, Carlos Eduardo Braun; da vice-presidente da subseção, Juliana Martins; da conselheira seccional e ex-presidente da subseção, Regina Abel; do presidente da Comissão de Direito Constitucional da OAB/NH, Henrique Mateus Arnold; da presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas dos Advogados (CDAP) da Subseção, Ellen Lindemann Wother; e dos representantes da Câmara Municipal de Novo Hamburgo e integrantes da CODIR (Comissão de Direitos Humanos e Direito do Consumidor) da Câmara Municipal, veradores Enio Brizola, Semilda dos Santos e Lourdes Valim.

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/NH, Henrique Abel, destacou a importância e ineditismo do evento: "É uma alegria muito grande para nós termos finalmente conseguido realizar este evento. Às vezes a gente demora para perceber a falta de certas coisas. Foi só quando estávamos organizando este seminário que viemos a nos dar conta, até um pouco incrédulos, de que esta é a primeira vez, nos 50 anos da OAB de Novo Hamburgo, que a subseção está recebendo os coordenadores da Comissão de Direitos Humanos Sobral Pinto da OAB/RS. Por isso, este evento de hoje tem algo de histórico e traduz nosso compromisso de aproximar as atuações da Ordem, em âmbito seccional e subseccional, em relação às pautas de direitos humanos. Todos sabemos que não é tarefa fácil. Apesar do tratamento privilegiadíssimo que os direitos humanos recebem em nossa ordem constitucional, nossa sociedade ainda é muito, muito deficitária na questão da conscientização e concretização de direitos e garantias fundamentais. Daí o desafio de levar adiante iniciativas aptas a contribuir para uma mudança nesse estado de coisas". A CDH da subseção também esteve representada no evento por sua vice-presidente, Cintia Zwetsch, e pela coordenadora do grupo de estudos da comissão, Claudia Perrone.

A íntegra do evento está disponível através do link: https://www.instagram.com/reel/CwlomlatDWO/?igshid=MzRlODBiNWFlZA==