08/05/2011
Conselho de Representação Institucional da OAB/NH se reúne para debater sobre defasagem de servidores na Justiça Estadual

Na última terça-feira (03/05), o Conselho de Representação Institucional da OAB/NH realizou reunião no auditório do Ministério Público Estadual de Novo Hamburgo. O assunto em pauta foi a defesagem de servidores nos foros da Justiça Estadual das comarcas de Novo Hamburgo e Campo Bom. A mesa do evento foi composta pelo presidente da OAB/NH, Pedro Brand, e pelo presidente do Conselho de Representação Institucional, Adalberto Alexandre Snel, que fez a apresentação dos temas colocados em pauta.

Segundo Brand, são várias as preocupações. "Em recente apelo dos escrivães da comarca, fomos alertados para o agravamento da situação. Há a questão do volume de processos e da iminência de 17 remoções de servidores para outras comarcas. Existe também uma preocupação com a questão da reestatização da Contadoria e Vara de Falências, bem como da 1ª e 2ª Varas Cíveis, cujos preenchimentos de cargos dar-se-ão através do rateio desses recursos humanos atualmente escassos. Precisamos debater o engajamento da Ordem no enfrentamento do problema, bem como a mobilização junto à comunidade judiciária, com a Seccional e com o Tribunal de Justiça". Dentre outras coisas, foi decidido que será realizada uma Assembléia sobre a questão, com a convocação de todos os advogados das comarcas da Subseção.

Da Diretoria da OAB/NH, estiveram também presentes a vice-presidente, Regina Abel, a tesoureira, Solange Magali Schwambach, o secretário-geral, Adriano Kalfelz Martins e o secretário-geral adjunto, Diego Scheva. Estiveram ainda presentes Celi de Fátima Alves Winter, Evandro Spier, Márcia Ester Castro Pilger, Paulo Martins, Ruy Dupont, Hyppolito Brum Junior e o ex-presidente da OAB/NH José Adelmo de Oliveira (todos do Conselho de Representação Institucional); Sabrine Korb, Sandra Quadros de Barros, Nara Luiza Miguel Gabbi e Geraldo Gonzatti (do Conselho de Ética e Disciplina da Subseção); Jair Canale (da Comissão do Jovem Advogado); Henrique Schneider (da OAB Cultural); Milton Fagundes (da Comissão de Cursos e Palestras) e o Delegado Subseccional da Caixa de Assistência dos Advogados da OAB/RS, Álvaro Klein.