NOTÍCIAS

BUSCA
refinar busca
a

Notícias

09/08/2019
Comissão Cultural da subseção prestigia evento de lançamento de projeto audiovisual desenvolvido na CASE de Novo Hamburgo

Na tarde da última quinta-feira (08/08), foi realizada a exibição de lançamento do filme curta-metragem "XV", produção audiovisual realizada por funcionários da Case (Centro de Atendimento Socioeducativo) de Novo Hamburgo com participação de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa no local. A iniciativa foi realizada com apoio da Secretaria da Cultura municipal.

 

O curta, que flerta com o gênero fantasia sobrenatural e suspense, é protagonizado por agentes socioeducadores e por jovens internos. As gravações começaram em abril deste ano. O servidor Leandro Laydner assumiu a direção do projeto, em parceria com os colegas Elveni Toneto, Adriana Goulart, Eduardo Lirio e Laura Bulignon, responsáveis por outros aspectos técnicos, como gravação e roteiro.

 

Estiveram presentes no evento de lançamento o presidente da Comissão Cultural da OAB de Novo Hamburgo, Henrique Abel; o secretário da Cultura da cidade, Ralfe Cardoso; o presidente da Fase (Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul), Antônio Carlos Rocha Almeida; a diretora da unidade da CASE, Claudia Redin Patel, além de integrantes do elenco e realizadores do curta-metragem.

 

A diretora da unidade, Claudia Redin Patel, destacou que a arte e as manifestações culturais “são importantes instrumentos no processo socioeducativo, pois desenvolvem a criatividade dos jovens, resgatam a autoestima, fomentam o desenvolvimento de novas habilidades e contribuem para o cumprimento satisfatório do Plano de Atendimento Individual".

 

Para o presidente da Comissão Cultural da OAB/NH, Henrique Abel, "a iniciativa é inovadora e duplamente interessante. Primeiro, por seu aspecto artístico, dando voz e protagonismo para aqueles que normalmente carecem disso, por servir como instrumento para apresentação de realidades que muitos desconhecem e como demonstração prática de que a criatividade, o engajamento coletivo e a soma de esforços pode superar as dificuldades ou carências materiais. Segundo, por constituir uma forma nova e inteligente de trabalhar com a recuperação e a reinserção social de jovens por meio do foco produtivo, da sensação de pertencimento e da ampliação dos horizontes imaginativos, criativos e intelectuais possibilitados pela expressão artística e pela construção de narrativas".

 

Fonte: www.fase.rs.gov.br