15/08/2011
Com a presença do presidente da Ordem gaúcha, OAB Vai à Escola é lançado em Novo Hamburgo

Iniciativa pioneira da Ordem gaúcha, o OAB Vai à Escola foi oficialmente lançado em Novo Hamburgo, na noite desta segunda-feira (8). O ato, que ocorreu na FENAC, contou com a presença do presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, e da coordenadora do projeto, conselheira seccional Carmelina Mazzardo.

Do evento, também participaram o presidente da subseção, Pedro Gilberto Brand, e a coordenadora local do OAB Vai à Escola e vice-presidente da OAB local, Maria Regina Wingert Abel, além do prefeito da cidade, Tarcísio Zimmermann, e do secretário municipal de Educação, Adelmar Carabajal. A advogada Alda Pinto Menine proferiu palestra sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A um auditório repleto de membros da comunidade escolar do município, Lamachia reafirmou o compromisso da entidade com a cidadania e afirmou que a educação é o caminho pelo qual o país pode melhorar. O dirigente também saudou o fato de assinatura do convênio com a prefeitura ter ocorrido durante o Mês do Advogado.

Também presidente da Comissão da Mulher Advogada (CEMA), Carmelina explicou como funcionam as visitas às escolas, assim como o objetivo de aproximar as comunidades da Justiça e das instituições públicas.

A advogada Alda Pinto Menino traçou o histórico do ECA e respondeu a dúvidas sobre sua aplicação, destacando que as crianças e adolescentes contam com direitos, mas devem desempenhar também obrigações.

Fonte: www.oabrs.org.br