03/12/2020
Colégio de Presidentes da OAB aprova paridade de gênero nas eleições da Ordem

Na última terça-feira (01/12), o Colégio de Presidentes dos Conselhos Seccionais da OAB aprovou as proposições para reforma do sistema eleitoral da Ordem, a fim de garantir a paridade de gênero nas eleições da entidade. As proposições foram debatidas e aprovadas em reunião realizada com a participação da diretoria do Conselho Federal da Ordem e de todos os 27 presidentes das seccionais da OAB.

A proposta de paridade de gênero na Ordem teve aprovação unânime do colegiado. A questão será votada pelo Conselho Federal em sua próxima reunião.

O presidente da OAB/NH, Carlos Braun, celebrou a iniciativa. "Esta reforma do sistema eleitoral da Ordem reforça princípios que nós já consideramos fundamentais há anos, aqui na nossa subseção. Nesta gestão, três dos cinco cargos da diretoria são ocupados por mulheres. No Conselho da subseção, oito dos doze cargos titulares são exercidos por mulheres, e nove ocupam a posição de suplente. Na presidência das comissões especiais, são dezoito mulheres. Para nós, estas práticas de atenção à representatividade e à paridade de gênero não são apenas motivo de orgulho, mas principalmente uma questão de equidade e justiça".

Atualmente, as mulheres correspondem à metade dos profissionais inscritos na OAB em todo o território nacional. No entanto, ainda ocupam menos de 30% dos cargos de direção e de decisão do Sistema OAB.