22/09/2023
Câmara Municipal de Novo Hamburgo presta homenagem ao cinquentenário da OAB/NH

A Câmara de Novo Hamburgo realizou, na última quinta-feira (21), uma sessão solene em homenagem ao cinquentenário da OAB/NH. Proposta por Felipe Kuhn Braun, a cerimônia contou com a participação do presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, e do presidente da Subseção, Carlos Braun, juntamente com os membros de sua diretoria, Juliana Martins, Vinicius Dutra, Fabiana Pedroso Paz e Simone Stoffel.

Em sua fala, Felipe Kuhn Braun destacou a relevância da instituição para o avanço da advocacia e da promoção da justiça em Novo Hamburgo. “Eu acredito no quanto o Direito é a luta que nós temos para alcançarmos nossos próprios direitos, através das advogadas e dos advogados, que procuram, por todos os meios possíveis, que a justiça não seja feita pelas próprias mãos. Quando procuramos advogados e advogadas somos guiados por aqueles que se dedicam à sociedade”, ressaltou o parlamentar.

Inspetor Luz, que é formado também em Direito, saudou a caminhada da Subseção e fez um destaque especial aos presidentes que estiveram à frente da instituição nessas cinco décadas de existência. “Muitos já não estão aqui, mas todos trabalharam, ferrenhamente por esta casa que acolhe o clamor da população para se fazer justiça”, reforçou Luz.

Raizer Ferreira lembrou que a Câmara aprovou em 2021 uma lei, construída em parceria com a Procuradoria-Geral do Município (PGM), que estabeleceu o Dia do Procurador Municipal. “Hoje é uma noite especial, onde nos reunimos para homenagear a OAB e sua subseção. É uma ocasião marcante que nos permite falar sobre a importância dessa instituição em nossa cidade”, frisou o edil.

“É com grande alegria e reverência que expressamos nossos mais sinceros cumprimentos à subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Novo Hamburgo, pelos seus 50 anos de dedicação e serviço exemplar à população do nosso município”, disse a vereadora Semilda – Tita. Também participou da solenidade o vereador Gerson Peteffi.

Após as falas dos parlamentares, o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, ocupou a tribuna. Ele fez uma saudação a toda a advocacia da subseção de Novo Hamburgo e se declarou orgulhoso de contar com a parceria do presidente local, Carlos Braun. “Temos uma gestão desafiadora. Quando assumimos em janeiro de 2023, recebemos a maior crise da advocacia gaúcha, mas conseguimos avançar com ações concretas, com firmeza, mas com equilíbrio, entregando agora dias melhores às advogadas e advogados do Rio Grande do Sul”, firmou Lamachia.

O presidente Carlos Braun, acompanhado de Leonardo Lamachia, recebeu das mãos de Felipe Kuhn Braun um quadro em homenagem aos 50 anos da subseção. “Agradeço a acolhida desta Casa, que tanto nos honra com essa homenagem que nos enaltece e valoriza o trabalho da nossa Ordem. Um trabalho que nasce da mão de tantos outros causídicos e causídicas, que nesses 50 anos passaram dentro de nossa amada instituição, construindo diariamente um legado para os advogados e, principalmente, para a cidadania”, finalizou o presidente da OAB/NH.

Também prestigiaram o evento a ex-presidente da Subseção e Conselheira Seccional, Regina Abel; o integrante do Conselho de Ética e Disciplina da OAB/NH, Vinicius Bondan; a procuradora do município, Cinara Vila; o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Subseção e delegado da ESA/RS, Henrique Abel; e os advogados e advogadas Leny Camargo Fisch, Marcela Korndoerfer, Clarisete Dutra, João Alfredo Santos de Lima, Jose Francisco Gomes Bolacel e Dirlene Cunha.

Fonte: Câmara Municipal NH

Fotos: Maira Kiefer/CMNH